Atualizado em 28-01-2025

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Artigos Salvos

Na imagem temos um texto à esquerda com a frase 'O que é previdência privada?'. Já à direita, temos uma ilustração que representa dois homens, um negro de gravata e o outro de camiseta vermelha conversando.

Para você que considera diversificar os investimentos, a Previdência Privada é uma boa alternativa. E se você já conhece e possui em outra instituição e não está feliz com os resultados ou com as taxas que estão sendo pagas, saiba que é possível portar sua previdência, sem custos e sem perder o histórico das contribuições. Quer saber como? Continue a leitura!

O que é previdência privada?

Antes de falar de portabilidade, é preciso entender o que é uma previdência privada. (justificativa para manter a frase: A página está explicando sobre portabilidade)

A previdência privada é modalidade de investimento que tem por principal finalidade complementar a Previdência Oficial, concedida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É uma alternativa para agregar valor à sua aposentadoria e preservar seu poder aquisitivo. Contudo, também poderá ser utilizada para concretização de projetos pessoais ou organização sucessória.

Na contratação, você define o valor da contribuição mensal e poderá resgatar o investimento, conforme a regra de carência.

Existem dois tipos de produtos na previdência privada: o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefícios Livre (VGBL).

PGBL – Normalmente escolhido por quem utiliza o modelo completo de Declaração do Imposto de Renda e é contribuinte da Previdência Social. As contribuições de até 12% da renda bruta anual tributável são deduzidas da base de cálculo ao realizar a Declaração de Imposto de Renda.  Já no momento do Resgate, o IR incide sobre o valor total acumulado no plano.

VGBL – Normalmente escolhido por quem utiliza o modelo simplificado da Declaração do Imposto de Renda, ou aplica mais que 12% da renda bruta anual tributável no plano de previdência. No momento do Resgate, o IR incide sobre o valor da rentabilidade do plano.

Os regimes de tributação para Planos de Previdência Complementar são:

Progressivo:  No regime progressivo ou Compensável, no momento do Resgate, o Imposto de Renda de 15% é retido na fonte e poderá ter ajuste na declaração anual de até mais 12,5%, de acordo com tabela progressiva vigente, a depender dos benefícios fiscais.  No pagamento de benefício o Imposto de Renda é retido em fonte mensalmente, e será aplicada a alíquota conforme tabela progressiva vigente.

Regressivo: No regime regressivo ou definitivo, no momento do Resgate ou Recebimento de Renda, o Imposto de Renda retido na fonte, não se sujeitando ao recálculo na declaração de ajuste anual de IR, incidirá a tabela regressiva, com alíquotas de acordo com o tempo de permanência de cada contribuição junto ao plano. Inicia em 35%, com redução de 5% a cada dois anos e pode atingir o mínimo de 10%.

PERÍODO 
ALÍQUOTA
  Até 2 anos
35%
  De 2 anos até 4 anos
30%
  De 4 anos até 6 anos 25%
  De 6 nos até 8 anos 20%
  De 8 anos até 10 anos 15%
  Mais que 10 anos 10%

 

Com a Lei 14.803/2024, de 10 de janeiro de 2024, é possível escolher o regime de tributação até o momento do primeiro resgate ou da concessão de benefício. Esta flexibilidade permite o seu planejamento pessoal, sucessório e tributário sejam mais assertivos.

Outros aspectos sobre a nova legislação tributária, clique aqui.  

Contratar Previdência

Conheça as vantagens da Portabilidade!

A Portabilidade de Previdência é o mecanismo ideal para você que deseja migrar seus investimentos para outra Instituição ou outro plano, sem necessidade de resgatá-lo com retenção do de Imposto de Renda. É o grande diferencial, pois em outras modalidades de investimento é necessário resgatar o valor investido, recolher o IR e reinvestir.

Lembrando que a portabilidade precisa ser realizada para planos da mesma modalidade, ou seja, de PGBL para PGBL e de VGBL para VGBL, e pode ser solicitada a qualquer momento, desde que observada a carência de cada plano.

Caso você tenha uma previdência privada em outra Instituição e deseja trazer para cá, basta entrar em contato com a gente. Ligue na Central de Atendimento ou fale com o seu gerente/assessor.

Contatos:

-4004 3535 (capitais e regiões metropolitanas)

-0800 702 3535 (demais localidades)

Atendimento em Libras (Canal Exclusivo para Atendimento em Libras)

Horário de atendimento de Segunda a Sexta-feira das 08:00 as 20:00.

Caso ainda não é cliente, abra agora a sua conta ou vá até uma agência para fazer a sua portabilidade.

Após o seu pedido, entraremos em contato com a Instituição que atualmente é responsável pela gestão dos seus recursos e irá acompanhar até que o processo seja finalizado e valor seja alocado no novo plano de previdência.

Conheça os planos de Previdência Privada, as condições, os prazos e os valores de aplicação. Existem planos para todos os perfis de investidor, dos conservadores aos arrojados, e é essencial que você escolha um que seja ideal com as suas características.

Conte com o Santander para cuidar do seu futuro. Cadastre-se no Open Finance e traga a sua Previdência Privada para o Banco que é 1º lugar na administração de fundos de investimentos. É rápido, sem custos, seguro e com ofertas sob medida para você. Saiba mais!

Solicitar portabilidade

Avalie esse artigo